O que é um disco diamantado? Qual utilizar?

Atualizado: 23 de ago.

O disco diamantado é um disco com diamantes sintéticos nas pontas, que funciona como elemento abrasivo. O disco adequado depende de qual material você pretende cortar.

O objetivo dete artigo é apresentar uma resposta para a pergunta. O que é um disco diamantado? E qual utilizar? Para isso vamos entender o que é o disco, em qual máquina usamos o disco, corte a seco e corte utilizando água para resfriamento os tipos de bandas e consequentemente o tipo de disco.




O que é um disco diamantado?

O disco diamantado é um disco com diamantes sintéticos nas pontas, que funciona como elemento abrasivo. O diamante é o material mais duro conhecido na natureza, portanto o disco diamantado é mais resistente ao desgaste. O disco pode cortar materiais no seco ou úmido, sendo o segundo mais indicado por preservar a vida útil do equipamento e reduzir a emissão de pó durante a obra. O disco deve ser colocado na serra mármore.


O que é uma serra mármore (makita) e qual sua função.

Chamamos de metonímia quando uma figura de linguagem substitui o nome do objeto por outro nome, é como criar um apelido. A serra mármore muitas vezes é chamada apenas de Makita, esse “apelido” é o nome de uma célebre fabricante da ferramenta. Quem está atrás do balcão não tem dúvida, quando alguém fala, “preciso de um disco liso de makita”, ou “tem disco segmentado de makita?”.

A serra mármore é uma ferramenta capaz de girar um disco em uma alta rotação, é esse disco que faz o corte. Ela é indicada para materiais mais resistentes como azulejos, porcelanato, mármore, concreto e entre outros. A escolha do disco depende do material que vai ser cortado e em quais condições ele será cortado.


Corte a seco e corte com água

Há discos denominados "corte a seco" e "corte com água". A diferença entre os dois é que os discos de corte com água utilizam a mesma para resfriar a banda e remover a poeira. E o corte seco utiliza a própria ventilação gerada pela rotação para remover os resíduos.

Porém não existe regra, os discos de corte a seco podem ser usados com água e vice versa. A contradição está na vida útil do disco. Discos com água costumam durar bem mais do que os de corte a seco. Se possível, utilize sempre água, qual seja o disco.


Tipos de bandas

Existem tipos de banda para cada material. A banda de corte contínuo é recomendada para pisos, azulejos, porcelanatos, granito e mármores. Ela oferece um corte totalmente plano. É aplicada para ter um acabamento de alta qualidade.

Já a banda segmentada proporciona cortes com menor atrito, pois o formato "garganta" elimina o contato contínuo entre a banda e o material. A largura da linha de corte é maior do que a banda contínua. É indicada para materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, a exemplo do concreto, tijolos, reboco e refratários.


Disco diamantado liso (banda continua)

Disco de corte diamantado contínuo refrigerado à água. Utilizado em mármores e granitos. Diâmetro: 105 mm. Furo: 20 mm.

Sua superfície é totalmente plana e contínua. Indicado para aplicações que exigem alta qualidade de acabamento (revestimentos cerâmicos, pisos, azulejos, porcelanatos e mármore), seu corte reduz as chances de lascar a superfície do material. Recomenda-se o uso com água pois a geometria do disco não gera ventilação suficiente para refrigerar a banda de corte.


Conheça o disco diamantado liso da Óper

https://www.operprodutos.com/product-page/disco-diamantado-4-1-2-liso


Disco diamantado segmentado

Disco diamantado segmentado de corte seco. Diâmetro: 105 mm. Furo: 20 mm. A refrigeração aumenta a vida útil do produto. Indicado para corte de materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, como concreto, tijolo, reboco, refratários e basalto. Proporcionam cortes com pouco atrito porque as gargantas eliminam o contato contínuo entre a banda de corte e o material, ajudando a refrigerar ambos.


Conheça o disco diamantado segmentado da Óper

https://www.operprodutos.com/product-page/disco-diamantado-seg-4-1-2


Disco diamantado turbo

Estes discos, por combinarem a velocidade, o acabamento e a estabilidade da banda de corte lisa com a refrigeração da banda segmentada, podem ser usados para corte a seco, sem risco de superaquecimento. Ideal para corte de materiais intermediários (que não requerem um acabamento com extrema lisura, mas também não podem lascar ou apresentar rebarbas).


Conheça o disco diamantado turbo da Óper

https://www.operprodutos.com/product-page/disco-diamantado-turbo-4-1-2




Outras variações

Dentro dessas bandas, existem discos especializados, com características especificas, como o caso da Óper, que disponibiliza para o mercado o disco turbo porcelanato extra fino. Ele é um disco turbo com as seguintes características: 105x1.0x1.2x10/20mm. Diâmetro: 4,1/2"; Diâmetro do furo : 20mm; Max rpm: 13.900. É um disco diamantado de corte com alta qualidade e performance. Permite o corte do porcelanato, com menor índice de escamação.


Saiba mais:

https://www.operprodutos.com/product-page/disco-diamantado-turbo-porcelanato-extra-fino-4


O vídeo abaixo dá dá mais alguns detalhes sobre os discos diamantado da Óper.


Como comprar disco diamantado no atacado?

Para comprar disco diamantado no atacado é preciso entrar em contato com o departamento de vendas da Óper. Os canais disponíveis são o telefone/WhatsApp (37) 3512 8000 ou solicitar a visita de um representante comercial.


Qual disco usar?

De acordo com o artigo, o disco adequado depende de qual material você pretende cortar. Se o corte terá resfriamento a água ou se será um corte seco. Para utilizar esse tipo de equipamento sempre use os epis adequados e siga as instruções dos equipamentos.